Arte Para Ser

Quando eu estava no segundo grau, havia um colega que abertamente declarava que não queria fazer faculdade. Ele queria seguira carreira na música e isso causava estranheza nas pessoas.

Você diz “quero ser músico” e automaticamente a sociedade te vê como um vagabundo, por mais talentoso e criativo que você seja, por mais que você possa contribuir para ela tornando a vida mais agradável. Dizer que quer fazer medicina porque “dá muito dinheiro”, é aceitável e lhe renderá vários puxa-sacos novos. Mas dizer que quer fazer algo menos vistoso, mas que o quer porque ama e acredita que tem talento, automaticamente te transformará em alguém que não quer nada da vida.

Caminhando descalço na chuva
Você diz que eu sou louco, eu digo que sou livre.

Pois os artistas – músicos, pintores, atores, fotógrafos, escritores e tantos outros – são aqueles que dão as cores à nossa vida preto e branco. São aqueles que tornam o dia a dia mais agradável. São aqueles que nos inspiram. Estas pessoas nos mostram com uma música, quadro ou texto, o mais profundo de nossas almas. Elas descrevem os sentimentos. Elas descrevem o irracional que grita por atenção. Elas abrem as portas da alma. A inspiração muda vidas através da alma e nenhum psiquiatra e suas tarjas pretas consegue fazer isso.

Sentir e se inspirar

Sou apaixonado pela música. Os músicos que me inspiram, são pessoas que através de seu trabalho tornam a minha vida agradável, inspiradora, brilhante. Todos momentos da minha vida possuem uma trilha sonora, dos mais tristes aos mais alegres. É difícil racionalizar como essas obras me conectam a emoções que não encontro no dia a dia.

img_20150319_162651289
Quadro do Jolussa

A arte não foi feita para ser racionalizada, foi feita para ser sentida e admirada.

Meu pai é um artista brilhante. Seus quadros são manifestações pura de emoções e sentimentos. Conhecendo a trajetória dele, eu entendo toda a profundidade de suas obras e tenho certeza que um dia, seja durante minha vida ou na vida de meus filhos, seus quadros terão o devido reconhecimento. Aquelas imagens abstratas carregam décadas de sentimentos compreendidos somente por outros espíritos desconectados da matéria. A racionalidade não as abstrai. A profundidade de cada traço, cor e linha são sentidas em níveis mais profundos de consciência, como todas as boas artes.

A arte é simples como os segredos do Universo. É o E = mc² do espírito. Em um mundo onde criamos artifícios para tentar mostrar o que não somos, a pureza que um artista descreve vai contra o que tentamos ser.

Ser!

Nossa sociedade precisa urgentemente valorizar aquilo que nos faz sentir e não aquilo que nos faz parecer sentir o que não sentimos. A arte é um dos caminhos para a verdade.

Música é despertar da alma. Música é inspiração, é libertação. Pois fazer me parecer legal qualquer marca cara consegue. Mas fazer eu me sentir bem, só um artista com o verdadeiro dom divino consegue.

img_20150318_152915754_hdr
Quadro do Jolussa

Essas pessoas, esses artistas, estão aqui para nos dizer algo. Eles não são vagabundos que não querem seguir um emprego formal de terno e gravata. Eles têm alguma ligação com algo superior que nos ajuda a seguir em nossas missões. Eles são enviados de Deus para tocar nossos corações, para nos libertar, para descarregar nossos sentimentos, para criticar o sistema, para nos alegrar, para nos embalar na solidão, para nos fazer companhia à noite.

Valorize-os. Respeite-os. Sinta suas obras e seja o que você quer ser.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s